Dicas de Domingo, 4ª edição

Hoje as Dicas são em forma de discussão aberta convosco e vão decorrer, espero, na caixa de comentários durante a semana.
Para abrir a discussão, deixo algumas questões:

– em que altura do dia gostam mais de correr, e porquê?
– têm algum cuidado especial com aquilo que comem nas horas anteriores aos treinos?
– que equipamento consideram indispensável?
– como fazem o aquecimento e os alongamentos finais?

Aproveitem para deixar as vossas dicas!
Boas corridas e até para a semana!

Anúncios

6 thoughts on “Dicas de Domingo, 4ª edição

  1. 🙂 Para mim a melhor hora, durante o verão, é por volta das 20h, 20h30. Eu sei que a fome aperta e é hora de jantar, mas com um lanchezinho pequeno 1h antes tem-se muita força para galgar mais uns km’s 😉
    Antes de correr gosto sempre de comer fruta (maças, bananas, iogurtes com cereais) qualquer coisa leve que mate o bicho e me deixe correr 1h depois.
    No aquecimento e alongamento sou bastante picuinhas xD Passo muito tempo nas 2 partes e raramente quem me acompanha na corrida me acompanha no resto. Os alongamentos são muito demorados… eu faço 20 segundos “a doer” para cada músculo principal das pernas e dos braços. Depois 1 min perdurado numa barra e tou pronto pá próxima 😛
    Bora malta, quero saber como fazem para se preparar!

    • Eu também gosto de ir correr ao fim do dia, mas gostava de me habituar a ir de manhã cedinho, especialmente quando começar a trabalhar! Não sei se será possível, mas vou experimentar.
      O problema de correr cedinho é que não dá tempo para comer, deixar passar um tempo, e depois ir correr: ou se vai de estômago vazio (má ideia) ou logo depois de comer (má ideia também!)… O que fazer nessa situação?
      Eu geralmente aqueço os tornozelos, depois começo o exercício a andar um bocado, depois corrida muito ligeira, e depois então começo a sério. Quanto aos alongamentos, costumo fazê-los nuns bancos que são uns blocos de cimento num jardim aqui perto. Fico lá uns 10 minutos, mas não sou tão cuidadosa como tu!

  2. Eu também gostava muito de conseguir correr de manhã, porque fico muito mais relaxado e bem disposto. Quando tentei fiquei tão desmotivado com a minha prestação (corri muito pouco, não tinha força nenhuma nas pernas!) que desisti da ideia… Quem o faz bebe um café fraco e come alguma coisa muito leve. Aconselho-te a experimentar porque há malta que de manhã corre na boa.
    Ah 10 min de alongamentos já dá! Tens de sentir é a aquela pequena dor quando esticas, senão não é suficiente.
    Ainda ficas muito dorida no dia seguinte ao treino?

    • Hei-de experimentar, mas agora sabes que ando a correr rumo a outra coisa! 😉
      Eu não me lembro de alguma vez ficar com dores musculares no dia seguinte ao treino, até porque quando passo algum tempo sem treinar depois regresso em passos pequeninos, acrescentando tempo ou kms treino a treino. O meu problema é mais nas articulações, e não tem propriamente só a ver com a corrida. 😦

  3. Adoro correr ao fim da tarde, sair de casa por volta das 18h é o ideal para mim. Apanhar aquele ventinho de fim de tarde sabe tão bem 😛 A única coisa chata é que com o percurso que costumo fazer vou grande parte a levar com o sol, que já vai baixo, de frente. Até se por atrás da Arrabida é chato.
    Já tentei correr de manhã depois de acordar mas é como o Marco diz, as pernas queixam-se e dizem que não apetece (depois de 7h paradas compreende-se que levem o seu tempo a reiniciar), portanto a praxe é mesmo ao fim da tarde.

    Alimentação: BANANAAAAS!! 😀 câimbras = 0. Como uma antes de sair de casa mais um copo de água e vamos embora! Não faço um almoço muito pesado para não causar distúrbios a meio da corrida, e tudo o que seja lacticínios e citrinos está fora de questão, já tive algumas más experiências com leite e/ou laranja + exercício físico (digamos que saíram pelo mesmo sitio por onde entraram).

    Quanto a aquecimento, puxo o calcanhar no rabo, estico a perna á frente, rodo o tornozelo e o pescoço, estico os braços e está fino 😛 Para alongamentos faço uma caminhada de 1km e pouco até casa para descontrair, quando chego estico aqui e ali e depois chuveiro.

    E finalmente, equipamento indispensável é o iPod! O shuffle parece que sabe e naquele momento em que as pernas estão a ir abaixo mete um Eye Of The Tiger e lá vou eu com um boost instantâneo! 😀

    Todos a correr! Já só há mais duas edições das Dicas de Domingo até à prova! ;D

    • Isso faz-me lembrar um post sobre músicas para correr que tenho na calha há meses! Prometi-o ao PG para o Cacophonic Euphony, e já sei como vai ser, mas falta-me o tempo para o compor. :\

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s